A empresa limeirense de desenvolvimento social Humaniza, entidade que em Limeira criou projetos como o “Apae Cultural e a Orquestra Inclusiva Humaniza”, agora está promovendo educação musical para crianças carentes na favela Oziel-Monte Cristo, em Campinas-SP. A idéia surgiu a partir da experiência da Orquestra Inclusiva, que oferece o ensino de música para pessoas excluídas em Limeira.
Na Oziel-Monte Cristo, o trabalho da Humaniza foi viabilizado por meio de uma parceria com a Fundação Douglas Andreani, que mantém uma creche para 600 crianças de 0 a 6 anos nessa localidade. Semanalmente, 2 professores que atuam na Orquestra Inclusiva Humaniza viajam a Campinas para ensinar música a um grupo de 200 dessas crianças. Eles ensinam noções de melodia, disciplina rítmica e uma introdução à teoria musical.
“A idéia é estimular a sensibilização pela música para um número cada vez maior de pessoas excluídas, como no caso destas crianças, que hoje habitam um local extremamente carente”, explica o coordenador da Humaniza Vicente Pironti. As aulas acontecem às segundas e quintas-feiras, e as crianças são divididas em grupos separados por idade. A Douglas Andreani paga os custos de viagem e o material utilizado.
Criada há 9 anos, a favela Parque Oziel-Monte Cristo é considerada a maior ocupação de área particular da América Latina. São cerca de 30 mil pessoas morando na região, sendo que a Fundação Douglas Andreani realiza ali um amplo trabalho que além da creche ainda envolve cursos de qualificação profissional. Em breve, o prefeito Hélio de Oliveira Campos (PDT) deverá regularizar as habitações instaladas no local.
ORQUESTRA - A parceria da Fundação com a Humaniza foi intimamente inspirada pela experiência da Orquestra Inclusiva em Limeira. Durante as aulas com os excluídos, a equipe foi sentindo a necessidade de realizar o mesmo trabalho em outras localidades e com outros públicos em desvantagem social, sendo que uma atividade com crianças foi estabelecida como foco. “A música é auxiliar indispensável do aprendizado, principalmente o infantil, estimulando a coordenação motora e a ampliação da percepção”, analisou Vicente Pironti.
A Orquestra Humaniza foi criada em fevereiro, e lançada oficialmente no mês de maio, quando foi finalizado o trabalho de estruturação da Orquestra. As aulas de música para profissionais do sexo e moradores de rua do município já estão sendo realizadas semanalmente no Centro Comunitário do Parque Nossa Senhora das Dores.
Com apoio da Prefeitura Municipal de Limeira, a proposta foi viabilizada por meio de verbas advindas da Lei Rouanet de incentivo à cultura, e foi concebida também para ser uma embaixadora de Limeira nos grandes centros, enaltecendo o que Limeira tem de bom e conquistando mais apoio para sua continuidade.
terça-feira, 5 de junho de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)