Ao abraçar a proposta da Orquestra Inclusiva, a Humaniza abriu um campo amplo para fomentar diversas atividades tanto de cunho social, como também de estímulo à música. Com financiamento da empresa de desenvolvimento social, foi realizada no dia 8 de setembro, uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Rio Claro-SP, no auditório do Colégio Anglo Claretiano, em Rio Claro-SP.
180 espectadores, entre estudantes do Anglo, e pessoas que compareceram atraídas pelo espetáculo, puderam acompanhar o show dos 18 músicos da Filarmônica. “O público superou as minhas expectativas, e a apresentação dos músicos foi inclusive contagiada por isso”, analisou o maestro Luciano Filho, responsável pela iniciativa.
Autor das composições executadas no espetáculo, Luciano é um dos maestros envolvidos no projeto da Orquestra Inclusiva. Ele articulou a parceria que originou esta apresentação em Rio Claro, e que teve no Colégio Anglo todo o apoio para preparar a infra-estrutura da apresentação. Após o evento, a Filarmônica mostrou disponibilidade para realizar mais projetos junto à Humaniza, no futuro.
Mas a nota mais importante da apresentação certamente ficou para a produção do espetáculo. Ela ficou a cargo de Nence Bertolani e Tony Rodrigues, membros do grupo dos “excluídos” que ingressaram na Orquestra, com o objetivo de uma nova inserção social. De atendidos pelo projeto, eles agora assumem o papel de co-gestores. Parabéns a eles!!!