domingo, 6 de março de 2011

Parceria CEDAI-HUMANIZA abre Carnaval em Campinas com BLOCO SOMOS UM


Luiz Granzotto(fotos)

(Luis Granzotto-Fotos)
Notícias
Blocos animam festa e foliões na passarela do samba

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=5555

05/03/2011 - 11:19






Patrícia Coutinho



A primeira noite de Carnaval em Campinas mal tinha começado e os blocos já invadiram a avenida com as inesquecíveis marchinhas. O primeiro grupo a se apresentar foi o Somos Um, que entrou na passarela do samba com o lema da cooperatividade em prol da dignidade. Formado por cadeirantes e pessoas com deficiência, o grupo chegou cheio de gás e já pensa no Carnaval do próximo ano.



“A nossa intenção era mostrar um pouquinho nas ruas de Campinas o trabalho que o CEDAI realiza”, disse Keyla Ferrari, criadora do projeto e diretora da ONG CEDAI – Centro de Dança Integrada.



Vicente Pironti, do grupo Humaniza, diz que a ideia era colocar, plantar nos presentes, a sementinha de uma nova perspectiva. “O canto dos excluídos e dos incluídos que busca dignidade para todos é SOMOS UM. Então, nós buscamos a transformação e a promoção social de uma maneira positiva, sem indignação, de uma maneira carinhosa, amorosa”, disse. “Eu fiquei muito emocionado. Eu não sou de carnaval, mas quando a gente tem a oportunidade de participar e sentir o calor das pessoas a gente se anima”, concluiu.



Bloco da Municipalidade



Logo após o Somos Um, foi a vez do Bloco da Municipalidade tomar a avenida. Formado pela junção de quatro blocos - DST/AIDS, EMDEC, Viva+ e Juventude – o grupo chegou ao som de marchinhas que marcaram e ainda marcam as festas de Carnaval, como “Cabeleira do Zezé”, “Maria Sapatão” e “Cachaça”. Além disso, o bloco trouxe para a avenida o tema do Carnaval “O Bicho tá solto, pegue o bicho!”.



Andréia Ortolani nem tinha terminado de desfilar e já demonstrava grande satisfação. “A sensação é ótima, adrenalina, e quanto mais gente melhor. É tudo de bom! Depois de desfilar, eu pretendo ficar aqui, para ver as escolas de samba”, disse.



Uma das coordenadoras do bloco, por meio da EMDEC, Roberta Mantovani, falou um pouco sobre a história do bloco, que surgiu com o Bloco da Inclusão, que tinha como objetivo discutir a acessibilidade, o Carnaval para todas as pessoas e, principalmente, trazer a mensagem da segurança no trânsito e o risco da junção bebida alcoólica e direção.



Sobre a junção dos blocos, Roberta avalia como positiva a iniciativa. “A iniciativa é perfeita, porque todos nós trabalhamos por um objetivo comum, que é ter qualidade de vida, segurança, que é ter uma melhor vida para todas as pessoas. E cada bloco, cada secretaria, cada trabalho dentro das ações da Prefeitura trazem um aspecto muito importante dentro deste aspecto da qualidade de vida e essa junção só vem fortalecer nossa proposta”, concluiu.


Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40


Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados




segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Obra de Vicente Pironti- Diver-Cidades, Vidas e a Morte de um Peregrino é citada por intelectual portuguesa




O Artigo de uma Pensadora Portuguesa com Pós Doutorado abre sua tese com um trecho de um livro virtual de Vicente Pironti e o relaciona como referência bibliográfica. Veja "O ROSTO DA IMPERMANÊNCIA" DE MARIA ANTÓNIA JARDIM que pode ser acessado na íntegra aqui:
https://bdigital.ufp.pt/dspace/bitstream/10284/1915/3/269-274.pdf


Este é o texto original do autor com um de meus codinomes, Swami Prem Pathik, que significa amoroso peregrino.

“ESTOU ENAMORADO PELA VIDA,
MAS INEVITAVELMENTE ME CASAREI COM A MORTE!!!
AMO A VIDA E AMO A MORTE
SOU UM BÍGAMO EXISTENCIAL.” S.P.Pathik

"Quando fui para o México estive justamente na semana dos mortos, que naquela terra é o momento mais importante para aquele povo, mais que o natal e outras festividades e entendi por que são tão felizes. Eles têm consciência da morte, convivem com ela dia a dia, e de tanta intimidade, passam a viver em plenitude, pois sabem que a qualquer momento ela pode nos chamar!!! Hoje eu tenho esta percepção da vida também baseada na morte e ela me acompanha o tempo todo. E mais ainda do que antes, vivo. Vivo por mais alguns instantes!!!

E na felicidade de conhecer uma passagem do HAGAKURE, O livro do SAMURAI, de YAMAMOTO TSUNETOMO escrito em 1710, encontrei a mensagem consagradora desta minha opção. Diz o HAGAKURE que “Se uma pessoa tem o coração preparado todas as manhãs e tardes para viver como se seu corpo já estivesse morto, ela ganha liberdade no caminho. Toda a sua vida será livre de culpa e ela terá sucesso em seu caminho”.

Enfim, é uma convergência muito importante para esta minha vida de muitos papéis. Dia após dia constato que sou um ATOR EXISTENCIAL que não tendo o espaço do palco para revelar sua mensagem ao público,constitui em si um personagem, e neste exercício vive em intensidade e alegria, mesmo estando em profundo sofrimento. Hoje sou o Samurai Pathik!!!. Arigatô Vida. Obrigado Vida !!! As suas delícias eu vou provando te consumindo e gozando até que o meu melhor dia chegará com meu leito nupcial fúnebre, cheio de gozo, festa, Circo, choros e risos..."

S.P.PATHIK

(extraído da obra Diver-Cidades, Vidas e a Morte de um Peregrino. Sw.Prem.Pathik edição VICENTE PIRONTI-2005)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A FLOR É ESPELHO realizado pela ONG CEDAI e autoria de Vicente Pironti no roteiro cultural da RMC

Confira o roteiro cultural de Campinas e região
Correio Popular - Qui, 16 de Dezembro de 2010


CAMPINAS

17/12 (SEXTA)
20h
- Traços de Uma Vida – Lançamento do livro de poesia de Edson L. Nascimento. Na Livraria Cultura – Shopping Iguatemi Campinas (Avenida Iguatemi, 777 - Vila Brandina). Telefone: 3751-4033. Entrada franca.
- A Flor é Espelho
Espetáculo do Centro de Dança Integrado, de Vicente Pironti, com direção geral de Keyla Ferrari. No Teatro da Sia Santa (Rua Sebastião P. Santos, 20, Parque Santa Bárbara). Telefone: 3281-3174. Entrada franca
- Natal de Todos os Cantos
Recital da ABAL-Campinas (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), acompanhado ao piano por Chiquinho Costa. No repertório, obras sacras e natalinas de compositores como Bach, Schubert, F. Gruber, Norma L. G. Ribeiro, Handel, Brahms, Lowel Mason, entre outros. Na Sala Carlos Gomes - Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes (Praça Imprensa Fluminense, s/n - Cambuí). Telefone: (19) 3232-4168. Entrada franca.
- Coral de Natal
O Coral Collegium Vocale sob regência de Akira Kawamoto interpreta canções eruditas. Na Paróquia Santo Antônio (Avenida da Saudade, 854 - Ponte Preta). Telefone: 3231-4251. Entrada franca.
- Cantata de Natal
Encontro musical natalino com a apresentação de sete corais de Campinas e região. Na Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301 – Taquaral). Telefone: 3294-7801. Entrada franca.


19/12 (DOMINGO)
20h30, em Paulínia
- Branca de Neve e os Sete Anões
Peça teatral com o Grupo Galhofas & Dramas. No Parque Zeca Malavazzi (Rua Álvaro Ribeiro, s/nº - Jardim Itapoan). Entrada franca.

http://www.portalculturarmc.agemcamp.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1761%3Aconfira-o-roteiro-cultural-de-campinas-e-regiao&catid=1%3Aultimas-noticias&lang=pt