segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Obra de Vicente Pironti- Diver-Cidades, Vidas e a Morte de um Peregrino é citada por intelectual portuguesa




O Artigo de uma Pensadora Portuguesa com Pós Doutorado abre sua tese com um trecho de um livro virtual de Vicente Pironti e o relaciona como referência bibliográfica. Veja "O ROSTO DA IMPERMANÊNCIA" DE MARIA ANTÓNIA JARDIM que pode ser acessado na íntegra aqui:
https://bdigital.ufp.pt/dspace/bitstream/10284/1915/3/269-274.pdf


Este é o texto original do autor com um de meus codinomes, Swami Prem Pathik, que significa amoroso peregrino.

“ESTOU ENAMORADO PELA VIDA,
MAS INEVITAVELMENTE ME CASAREI COM A MORTE!!!
AMO A VIDA E AMO A MORTE
SOU UM BÍGAMO EXISTENCIAL.” S.P.Pathik

"Quando fui para o México estive justamente na semana dos mortos, que naquela terra é o momento mais importante para aquele povo, mais que o natal e outras festividades e entendi por que são tão felizes. Eles têm consciência da morte, convivem com ela dia a dia, e de tanta intimidade, passam a viver em plenitude, pois sabem que a qualquer momento ela pode nos chamar!!! Hoje eu tenho esta percepção da vida também baseada na morte e ela me acompanha o tempo todo. E mais ainda do que antes, vivo. Vivo por mais alguns instantes!!!

E na felicidade de conhecer uma passagem do HAGAKURE, O livro do SAMURAI, de YAMAMOTO TSUNETOMO escrito em 1710, encontrei a mensagem consagradora desta minha opção. Diz o HAGAKURE que “Se uma pessoa tem o coração preparado todas as manhãs e tardes para viver como se seu corpo já estivesse morto, ela ganha liberdade no caminho. Toda a sua vida será livre de culpa e ela terá sucesso em seu caminho”.

Enfim, é uma convergência muito importante para esta minha vida de muitos papéis. Dia após dia constato que sou um ATOR EXISTENCIAL que não tendo o espaço do palco para revelar sua mensagem ao público,constitui em si um personagem, e neste exercício vive em intensidade e alegria, mesmo estando em profundo sofrimento. Hoje sou o Samurai Pathik!!!. Arigatô Vida. Obrigado Vida !!! As suas delícias eu vou provando te consumindo e gozando até que o meu melhor dia chegará com meu leito nupcial fúnebre, cheio de gozo, festa, Circo, choros e risos..."

S.P.PATHIK

(extraído da obra Diver-Cidades, Vidas e a Morte de um Peregrino. Sw.Prem.Pathik edição VICENTE PIRONTI-2005)