segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

limeira no fórum mundial social

Esquetes teatrais com Limeirenses foram apresentados no Rio de Janeiro.

O Fórum Mundial Social (FMS) foi criado em 2000 e teve suas três primeiras edições na cidade de Porto Alegre. Em 2004 foi transferido para a cidade de Mumbai, na Índia e retornou à Porto Alegre no ano seguinte. Em 2006 uma nova experiência foi feita e o Fórum foi realizado simultaneamente na cidade de Bamako (Mali) e em Caracas (Venezuela). No ano passado a sede foi em Nairóbi, no Quênia e houve então uma reivindicação de grupos que realizam ações sociais em todo o mundo para que houvesse um evento mais global. Para atender a esse reclame, neste ano o Fórum foi chamado de “Ação Global” e aconteceu, simultaneamente, em 13 cidades brasileiras e em mais de 70 países. A idéia foi reunir experiências locais e regionais de ações sociais alternativas às políticas neoliberais. O tema foi o mesmo desde a criação do FMS: “Um Outro Mundo é Possível”.

Vicente Pironti, da Empresa de Desenvolvimento Social Humaniza, havia representado a cidade de Limeira em dois encontros do Fórum Nacional de Direitos Humanos e estabeleceu contato com vários organizadores do FMS. Foi convidado então para organizar uma caravana para participar da ação no Rio de Janeiro.

De todas as cidades brasileiras que tiveram participação global, a cidade do Rio foi sede nacional, com interação com todas as outras cidades do mundo. A caravana Limeirense foi organizada e saiu de Limeira no Sábado, dia 26, às duas da manhã. Representantes da Secretaria de Cultura e três grupos de teatro se apresentaram na Tenda de Artes Cênicas às 15h.

O evento carioca aconteceu no Aterro do Flamengo durante todo o dia e culminou com um show de Martinho da Vila na praia do Flamengo às 20h.

Limeirenses

As três atrações apresentadas por Limeira no FMS 2008 foram:

1) “O Auto do Padre Maurício”, texto e direção de José Farid Zaine. Com dezenove atores e atrizes de Limeira, o auto fala sobre a importância do padre Sebastião Maurício Ferreira, morto há um ano. A apresentação teve cerca de 15 minutos.
2) "Colagem de Poesias", apresentação idealizada e dirigida por Jonatas Noguel com trechos de poemas de autores Limeirenses sobre temas sociais. Onze atores e atrizes fizeram a apresentação, que durou cerca de 10 minutos.
3) "Marias da Penha", texto e direção de Carlos Jerônimo Vieira. Esquete retrata diversos temas sociais do nosso cotidiano, especialmente a violência doméstica contra as mulheres. Sete atrizes limeirenses participaram da apresentação, que durou cerca de 10 minutos.

Confira as fotos: