segunda-feira, 30 de abril de 2007

release-convite de lançamento do projeto

Projeto capacita excluídos para o empreendedorismo, com música.

É a Escola-Orquestra Inclusiva de Música, projeto da Empresa de Desenvolvimento Social Humaniza em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Limeira, executado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet nº. 8.313/91) através do Patrocínio das Empresas Usina Iracema, do Grupo São Martinho, e Ripasa S/A Celulose e Papel.

O projeto da Escola-Orquestra Inclusiva de Música tem como núcleo principal o trabalho com pessoas que são marginalizadas, consideradas "excluídas" pela sociedade. Este núcleo está sendo consolidade há dois meses pelos maestros Edson Hansen, Luciano Filho e Jefferson Ribeiro da Silva. Eles montaram um grupo composto por músicos experientes, chamado Madrigal Humaniza, e outro com pessoas que estão tendo contato com instrumentos pela primeira vez. Este segundo grupo está recebendo aulas na Casa de Convivência dos Moradores de Rua, no Parque Nossa Senhora das Dores, em Limeira. Em um futuro breve ambos grupos irão interagir entre si e com outros grupos como o Coral Municipal e o Coral Infantil do Município na montagem de números musicais e espetáculos. O apoio operacional fundamental para o bom andamento do projeto vem do Ceprosom - Centro de Promoção Social do Município.

"O foco de atuação do projeto é a causa dos direitos humanos, com especial ênfase nos deveres humanos; que devem expressar-se através da solidariedade e da responsabilidade social. Estamos ensinando música e pretendemos viabilizar meios de integrar essas pessoas para que eles tenham sustentabilidade econômica ao fim do projeto", afirma Vicente Pironti, presidente da Humaniza.

Do montante de 1,3 milhão necessários para a realização do projeto em sua totalidade, foram captados 271 mil reais (20%) que estão sendo investidos também para atender algumas demandas da Secretaria de Cultura de Limeira que se inter-relacionam diretamente com a Escola-Orquestra Humaniza. É o caso da gravação do CD do Coral Municipal e do apoio para o Coral Infantil do Município.

Aliada à dimensão humanitária da proposta, a Humaniza estabeleceu um plano mercadológico arrojado, onde alguns participantes estão sendo estabelecidos como sócio-empreendedores da proposta. "A intenção é gerar lucro nas apresentações para trazer prosperidade para todos os envolvidos", enfatiza Pironti. As ações do Prefeito Sílvio Félix e do Secretário da Cultura, José Farid Zaine, foram indispensáveis para a captação dos recursos.

No meio acadêmico o projeto é apoiado pelo coordenador dos cursos da FGV-Fundação Getúlio Vargas no Estado de São Paulo, Professor Carlos Alberto dos Santos Silva.

Lançamentos

A Escola-Orquestra Inclusiva de Música Humaniza, será lançada oficialmente no dia 3 de maio, às 16h, no Centro Cultural, Praça José Flamínio, Centro, Limeira. Na ocasião os artistas e alunos do projeto farão uma breve apresentação.

O lançamento regional do projeto será no Hopi Hari, com apoio da UniCirco - Universidade Livre do Circo, que tem o ator Marcos Frota como presidente.

O lançamento nacional será no Rio de Janeiro e conta com o apoio da ONG MHuD - Humanos Direitos, que tem como presidente o ator Marcos Winter e participantes do quilate do poeta e jornalista da Rede Globo, Bruno Cattoni, dos atores Osmar Prado e Eduardo Tornaghi e das atrizes Dira Paes, Camila Pitanga e Bete Mendes.

Contatos:
www.humaniza.com.br
www.humanizabrasil.blogspot.com
Vicente Pironti: (19) 9141 5040
www.unicirco.com.br
www.humanosdireitos.org